segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Saiba qual tipo de acomodação escolher para seu Intercâmbio

Fazer um intercâmbio exige planejamento e escolhas. Além de pensar no destino, no curso, na época e no objetivo da viagem, é preciso pensar também na acomodação. Afinal, onde ficar?

Não existe acomodação “melhor” ou “mais correta” e sim a que mais se adequa a você e a seu estilo. Durante sua estadia no exterior, é preciso considerar alguns fatores, como o custo e duração de cada estilo de moradia, o tempo que levará para se deslocar até o curso e as opções de locomoção, o tamanho da cidade, e, principalmente, o nível de sociabilidade.

Entenda como cada moradia funciona:


Casa de Família (Homestay)

É a acomodação que predomina entre os mais jovens, até por influência dos pais. A principal vantagem é a imersão na cultura local. Você vai conhecer os hábitos, a culinária e vivenciar o dia a dia dos moradores, além de praticar o idioma fora da escola. 

As famílias se inscrevem no programa e passam por avaliações, portanto, está “oficialmente" apta a receber um estrangeiro. É bom lembrar que nem sempre é a combinação de um casal com filhos. Há mulheres que recebem mais de um intercambista, ou casais aposentados sem filhos, por exemplo. Se houver muita diferença de convivência, o estudante pode pedir a troca da casa de família.

Em se tratando de intercâmbio em uma escola de líguas, quando se é maior de 18 anos, a interação com a família não é tão intensa quanto em um programa de High School. Há a convivência, porém a relação é um pouco mais comercial. Muitos estudantes se tornam amigos da família que o hospedou, porém sem o laço tão forte como um High School. Mesmo assim, ficar em uma homestay passa mais segurança, já que se o estudante precisar de algo, sempre terá alguém com quem contar. Principalmente no início da viagem, quando tudo ainda é novidade, a cidade desconhecida e muitos novos caminhos a serem descobertos.

Além da convivência com a cultura, a opção homestay costuma ser a mais em conta.
 



Residencia Estudantil

Funciona como uma especie de pensionato, com alunos do mundo todo, e, geralmente são próximos da escola. Os formatos são variáveis, a maioria possui quarto individual ou duplo, podendo o banheiro ser privativo ou coletivo. Nesse tipo de moradia você terá contato com outros estudantes. É uma oportunidade de fazer amizades fora da sala de aula e com pessoas de todo o mundo.




Apartamento

O estudante aluga e divide um apartamento comum com outras pessoas, de acordo com o que deseja e com o que pode pagar. O banheiro pode ser individual (em casos de suíte), mas a cozinha é coletiva. Todos tem de administrar a responsabilidade da manutenção básica, que inclui a limpeza da cozinha e do banheiro. 

É a melhor opção para quem quer ter mais liberdade e privacidade



Os valores de cada moradia variam muito em cada destino. A casa de família é uma das opções mais em conta, porém, se o período de permanência for maior do que três meses, as outras opções  podem ser mais vantajosas.

Antes de decidir por um pacote de intercâmbio, peça os endereços do lugar onde terá aulas e onde moraria, e pesquise na internet a distância. Afinal, a adaptação não é limitada à rotina de estudos, mas inclui o lugar onde vai morar e passar suas horas de descanso.

Escolha seu pacote com a Pride! 



Fonte: UOL Intercâmbio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário