quarta-feira, 13 de agosto de 2014

10 dicas pra aproveitar melhor seu curso de idiomas

O intercâmbio é uma experiência transformadora para a maioria das pessoas que aceitam o desafio de estudar em outro país. Além da fluência no idioma, contribui bastante para o crescimento pessoal. 

Para garantir que seu intercâmbio traga bons resultados e seja bem aproveitado, planejamento e disposição fazem toda diferença. A recomendação é sair da "zona de conforto" e estar aberto para as situações novas que surgirem nesse período. 


Separamos algumas dicas  para você aproveitar ao máximo a sua experiência no exterior:
1. Planeje seu intercâmbio com antecedência. Verifique a validade do passaporte e do visto. Faça um orçamento do quanto pretende gastar, incluindo as despesas com alimentação e deslocamento.

2. Muitos intercambistas escolhem se hospedar em casa de família. Nesse caso, entre em contato com seus anfitriões antes de viajar, e leve algumas lembrancinhas típicas do Brasil na mala como presente, um simpático gesto de boa educação. 


3. Faça uma assistência de viagem, mesmo que a viagem seja curta, pois a maioria dos países não oferece atendimento médico gratuito a estrangeiros. Se você toma remédios controlados, é melhor levá-los do Brasil, acompanhados das devidas receitas.

4. Evite exageros na mala de viagem. Na bagagem de mão, leve itens essenciais para se virar por um dia caso a mala se perca.



5. Antes de viajar, prepare-se para imprevistos na chegada: tenha alguns endereços de hotéis próximos ao aeroporto, e saiba qual meio de transporte pode lhe levar com segurança para a casa ou local em que você esteja hospedado. No caso de algum imprevisto – como por exemplo, se ninguém for lhe buscar no aeroporto – você poderá estar em segurança até conseguir resolver o mal-entendido. 

6. Leve dinheiro trocado para os primeiros dias. Em despesas maiores e para sua segurança, use cartão de crédito ou o VTM. Resista ao impulso de comprar demais, sobretudo no início do intercâmbio.

7. Misture-se! Procure se enturmar com pessoas de várias nacionalidades. Assim, você praticará mais o idioma, e ainda vai enriquecer sua bagagem cultural. Não caia na tentação de andar apenas com brasileiros.

8. Procure utilizar o idioma em todas as ocasiões. Seja na cafeteria, em uma loja ou em outros locais públicos. Tome a iniciativa, em vez de esperar que alguém faça por você. Isso ajuda a aumentar sua fluência, sem timidez, é falando que você vai aprender o novo idioma.

9. Resista à tentação de ficar só passeando e foco nos estudos do idioma. Aproveite as atividades turísticas e culturais, sem descuidar do curso. Deixe para se divertir nos fins de semana, e aproveite o tempo livre para repassar as lições e fazer os exercícios vistos na sala de aula. 

10. Agite a vida social e aproveite as oportunidades de convivência. A integração com a cultura local é uma das principais estratégias que para você tirar o máximo de proveito dos seus dias

Viver em outra cultura é muito desafiador. Mas não deixe que esses desafios atrapalhem o aprendizado que você pode ter. Essas dificuldades ocorrem com todos, mas você supera isso, se abra para as oportunidades e aproveite o país e a experiência única que vocês está tendo!



Fonte: UOL Intercâmbio Compara Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário