domingo, 15 de junho de 2014

Qual momento certo para fazer seu Intercâmbio?



Mesmo sendo da vontade de muitos estudantes e profissionais fazer um intercâmbio, não basta apenas ter o dinheiro, a oportunidade, fazer as malas e ir para outro país. É preciso ter objetivos, metas a cumprir, estar preparado para desafios e saber viver longe da família e de amigos.



Sair do país sem um planejamento e foco do que se quer alcançar, não vale a pena.


Existem pontos positivos e negativos quando se decide ter uma experiência nova. Para um estudante universitário, o ideal seria viajar no início da faculdade, pois é um bom momento de se adaptar a novas rotinas, adquirir mais conhecimento e vivenciar novas culturas. Quando retornar ao país, vai saber lidar com responsabilidades maiores, economia de gastos, e além disso, terá bagagem para ingressar em  uma grande empresa.

Há uma variedade de cursos no exterior, adolescentes de 15 á 18 anos, estão aptos para os programas de High School, que é bastante procurado. O aconselhável é o aluno ir no segundo ano do ensino médio, já que no terceiro ano, a carga de estudo é um pouco maior, devido ao vestibular. O importante desse programa é que, além de aprender uma nova língua, os estudantes amadurecem mais rápido, se conhecem melhor e ganham mais independência. O senso de responsabilidade deles aumentam, já que muitas vezes teem que resolver pequenos problemas sozinhos.


Os profissionas que não tiveram oportunidade de fazer intercâmbio, podem aproveitar o período das férias - existem cursos a partir de 2 semanas - ou quando estiver em transição de um emprego para outro. Os MBA's e mestrado fora, também são valorizados, porém, não é garantia de emprego na volta. Por isso, é ideal cursos de curta duração, o que ajuda também no network. O que podemos destacar é que o mercado valoriza essas experiências.


Independente de qual seja a sua escolha, a preparação deve começar o mais cedo possível. Lembre-se que mesmo indo conhecer um novo lugar, passear pela cidade e se divertir também, essa não será uma viagem de lazer, é importante programar, organizar a viagem e se preparar para a ida e a volta.

E o mais importante, encare a experiência como um crescimento pessoal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário